quarta-feira, 16 de junho de 2010

Charts? WTF?

Heeey people! Como vocês estão? Aqui é Lillo, pra falar de música. De charts, mais especificadamente.
Muitas vezes, quando entramos na comunidade, ou site dos nossos artistas favoritos nos deparamos com palavras como Mediabase, iTunes, Billboard e etc... então, vou explicar pra você o que são esses termos e a imporância deles.
Existem vários tipos de charts, e eles são basicamente uma lista, ou parada musical, que coloca de acordo com a popularidade os artistas do mundo em posições. Existem dois tipos de charts: o iTunes e o Mediabase. E esses dois compõem um terceiro, mais importante: O da Billboard.

O iTunes: Conta os downloads digitais de determinadas músicas. Isso é importante, porque nos EUA muita gente baixa músicas legalmente, porque é barato; bem diferente do que acontece aqui no Brasil, né.
O Mediabase: Esse conta as execuções em rádios. Serve para medir a popularidade das músicas, contato os pedidos dos ouvintes.
Billboard: O terceiro e mais importante, junta os dois acimas pra compor o “Billboard Hot 100”, que é o chart mais importante, e engloba todos os estilos e tipos musicais executados nas rádios americadas. Ainda tem o “Hot 200”, que mostra os 200 álbuns mais vendidos; entre outros, que falam sobre música country, latina e etc... A Billboard também tem uma revista (que leva o mesmo nome do site) que fala sobre música. Existe uma versão brasileira dela, mas, particularmente eu não gosto muito. O site, pra quem quiser acompanhar os charts é esse aqui: http://www.billboard.com/

Agora, umas curiosidades sobre a Billboard, que eu acho legal vocês saberem também...

Canção com maior tempo em primeiro lugar: Mariah Carey & Boyz II Men - "One Sweet Day" (1995-1996) (16 semanas em #1)
Canção com maior tempo em segundo lugar: Whitney Houston — "Exhale (Shoop Shoop)" (1995) (1 semana em #2)
Canção com o maior salto para o primeiro lugar: Kelly Clarkson — "My Life Would Suck Without You" (7 de Fevereiro de 2009) ( de #97 para #1)
Canção com maior permanência no chart: Jason Mraz - "I'm Yours" (2009) (76 semanas)
Artista com maior tempo em primeiro lugar consecutivamente: Black Eyed Peas - "Boom Boom Pow" (12 semanas) e "I Gotta Feeling" (14 semanas) (2009) (26 semanas)


Então, é só isso. Não sei se expliquei tudo certinho e completamente, mas tentei. Qualquer dúvida, deixem um comentário ou me perguntem no twitter, que eu respondo n_n obrigado por ler! E até mais.

Beijos, @lilloalves


Um comentário:

  1. own, seguiu meu conselho. realmente é muito bom você ter explicado isso, porque tem muita gente (eu, oi) que não sabia muito bem o que era.
    Ficou ótimo, muito bem explicadinho, parabéns.

    ResponderExcluir