sexta-feira, 11 de junho de 2010

O "click" certo das fotografias.

Olá pessoal, eu sou o Pedro, e eu estou no Te Seduz para falar sobre fotografias, cinema e quem sabe um pouco de internet também. Espero que todos gostem dos post's e passem a acompanhar os assuntos que a equipe disponibiliza.

Como meu primeiro post eu vou falar de um assunto que me enteressa muito, que é a arte de fotografar - por mais que eu não tenha um acervo fotográfico como o de Felix Richter ou do Christian Cravo, eu gosto de falar sobre esse assunto e vou conversar um pouco com vocês. rs

"Tira uma foto! Tira uma foto!"

Quem nunca ouviu esse apelo desesperado em algum momento importante, como uma viagem ou um show? Quando estamos diante de algo muito importante quem é que não quer ter aquela foto pra guardar aquele momento pra sempre? Isso é bem comum ... porém, isso só é possível se você tiver em mãos uma câmera fotográfica, por mais que seja aquelas de celular com resolução baixa, o importante é ter algo que tire fotos, claro. Com isso, entramos em um assunto aonde eu digo que todos nós somos, ou deveriamos ser, um fotógrafo amador, mas que possui um significativo conhecimento no ramo; até por que tirar uma foto vai muito além de apertar o disparador e esperar fazer o "click" - vai desde o tipo de máquina fotográfica, luz ambiente, enquadramento, enfim, todo um processo para se tirar uma bela foto.

Bom, no meu caso eu uso uma Fujifilm FinePix J30 de 8,2 Mega Pixels (meu sonho é ter uma Canon ou uma Sony Profissional), e imagino que boa parte das pessoas também tem câmeras como a minha, digo não profissionais, então vou dar umas dicas de como tirar fotos legais com sua câmera digital:

I. Intervenha e dirija: se você por acaso estiver tirando fotos de pessoas posando, não se sinta limitada a fotografá-la simplismente na maneira em que ela se encontra no momento! Procure o melhor fundo do local, a melhor iluminação e se preciso for faça com que ela mude de lugar várias vezes, até você achar o "ângulo certo". Um boa dica é você tirar várias fotos em sequência para depois escolher a melhor.
II. Não deixe tudo centralizado:
Abandone aquela técnica antiga de deixar o ponto principal da foto exatamente no centro. Adote um alinhamento básico, primeiro imagine linhas na sua foto, assim você terá uma enquadramento melhor.
III. Pratique o uso do flash: ao tirar uma fotografia, dependendo da iluminação do local, o rosto poderá ficar sombreado, então dominar o uso do flash nessas condições acaba sendo mais complicado do que parece, pedindo assim um pouco de prática. O ineressante seria praticar o posicionamento (contra o sol, a favor do sol, na sombra, e por ai vai ...) e também as distâncias, até você ter uma noção de como se posicinar.
IV. Saiba como "travar" o foco: Já aconteceu de você tirar uma foto, e ao vê-la, perceber que a câmera colocou em foco algo que estava no fundo, e o que você realmente queria ficou borrado? Bom, para "travar" o foco, você deve apontar a lente da sua câmera digital exatamente para o ponto que você deseja deixar em evidência, então deve apertar o disparador até a metade e aguardar até que o objeto seja focalizado, aí ao ser focalizado você deverá dar o enquadramento sem soltar o disparador, e então aperta-lo até o final, e tcharãm, uma linda foto!
V. Sempre tenha memória e baterial suficientes: um fotógrafo amador é derrotado pelo seu despreparo. Se você gosta de fotografar, nunca deixe a sua memória ficar cheia, nem as suas pilhas ou baterias ficarem vazias, se possível tenha mais de um cartão de memória em casa (nem é caro poxa), e sempre esteja com a bateria ou com as pilhas cheias, fikdik.
VI. Conte a história inteira: se o evento que você estiver fotografando for uma viagem ou uma festa, não se esqueça de contar toda a história; desde os preparativos, até a partida, chegada de convidados, a volta pra casa, o que for ... mas é muito legal você poder ter tudo registrado e em ordem, isso deixa o registro mais rico.

Importante: Sempre mantenha a câmera em alta resolução; isso é fundamental para ter fotos de qualidade e também para que se no futuro você for imprimi-las, elas não saiam todas quadriculadas por falta de resolução.

Uffa! Acho que falei demais, er. Mas espero ter ajudado, de verdade. Por hoje é só galera, e como disse o @liloalves: "critiquem meu português e a minha falta de concordância nas frases!" UHAUAHAUHAU #euri.

Beijo, @peehfawkes.


Um comentário:

  1. "Por hoje é só galera, e como disse o @liloalves..." Citações... me senti importante -] HUAHUAHUAHU
    Adorei Pedro, de verdade *-* Essa dica do foco vai super me ajudar, já te falei...
    Parabens *-*

    ResponderExcluir